Dicas

Estresse, o inimigo da dieta

26/08/2013

Com a rotina corrida que levamos, cheia de compromissos e preocupações, é comum, em períodos que nos exigem mais emocionalmente, ficarmos estressados.

Só que o estresse não é prejudicial apenas para nossa saúde mental, mas também para nossa saúde física. Seus sintomas mais comuns são dores de cabeça, cansaço, irritabilidade, baixa imunidade e dificuldade de concentração.

O que pouca gente sabe, no entanto, é que o estresse também é um dos maiores inimigos da dieta. Isso porque quando estamos estressadas, tendemos a reter mais líquido em nosso corpo (o que nos dá a sensação e aparência de inchaço) e nossa produção hormonal fica desregulada.

Com isso, nossos níveis de serotonina, substância que proporciona o bem-estar em nosso organismo e favorece o emagrecimento, caem drasticamente, e o corpo produz maior quantidade de cortisol. O cortisol é responsável por sensações de ansiedade (que nos fazem atacar a geladeira!) e dificulta por si só a queima das gorduras já existentes.

Por isso, relaxe! Procure identificar sua fonte de estresse para tentar solucioná-la. E para aliviar os sintomas, procure dormir cerca de 8h por dia, comer de 3 em 3 horas e evitar “lanchinhos” entre esse intervalo de tempo, cortar alimentos e bebidas estimulantes da dieta (como café, chocolate e refrigerantes), alimentar-se de forma rica e equilibrada e praticar exercícios físicos regularmente.